Carta para o coração

coração

Ah, coração! Eu confiava tanto em você. Mas a sua eficiência não é mais a mesma. Você costumava ser forte, além de ter os batimentos firmes e precisos. O que houve com você? Agora você se apaixona tão fácil por um mero desconhecido – isso quando não se deixa seduzir por um belo sorriso. Você era tão cuidadoso. Mas a sua facilidade em se machucar aumentou bastante. As lesões que você vem sofrendo estão cada vez mais sérias.

Acontece que ando com dificuldades em decifrar o que realmente anda se passando aí dentro. São tantos sentimentos, e é tudo tão intenso. Passado, presente e futuro se misturam. Às vezes, penso que todos se uniram para me trazer até esse momento de reflexão, busca e autoconhecimento.

Ultimamente parece que você anda em uma maratona de malhação constante. Assim como a musculatura do nosso corpo, você tem sofrido muitas tensões por repetir o mesmo movimento (se apaixonar) diversas vezes. Mas cada lesão muscular serve para fortalecimento do músculo. Assim como os músculos, você também se regenera, ficando mais forte, firme e resistente.

Eu sei que você possui um sistema de condução de impulsos nervosos próprio, fugindo ao controle o seu ritmo e intensidade. Também foge do seu controle por quem você irá disparar quando encontrar aquela pessoa que te faz ter contrações ventriculares prematuras, ou palpitações mesmo. Ah, coração, mas não se esqueça que você é um músculo resistente, forte e capaz de se machucar diversas vezes e se recuperar. Mesmo que você escolha se entregar ao primeiro desconhecido do sorriso bonito.


TRÊS FASES DO PROCESSO DE CURA EM UMA LESÃO CARDÍACA:

Fase 1 – Coração partido: Caracterizado pela ruptura e consequente dor aguda que vem no decorrer do processo, o coração permanece quieto e recolhido, aguardando o momento oportuno de seguir em frente.

Fase 2 – Reparação: O tempo é sempre o melhor remédio quando o organismo precisa curar alguma ferida, mesmo que seja um coração partido. Mas esse processo de cura produz uma cicatriz, e ela será permanente, como um lembrete e aprendizado.

Fase 3 – Remodelação: Período de reorganização do tecido cicatricial e recuperação da capacidade do coração de seguir em frente, mais forte e resistente. Ele exibe sua cicatriz e toma cuidado para que a próxima não seja tão profunda quanto a anterior.

Facebook Comments